Como começar um blog WordPress? Passo a passo exclusivo!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Atualmente, ter um local para compartilhar conteúdos é essencial em diversos tipos de estratégias, inclusive para empresas que querem vender mais. Nesse sentido, aprender o passo a passo de como começar um blog é fundamental.

Um blog? Sério? Isso mesmo! Essa ferramenta continua mais atual do que nunca e é um veículo imprescindível para divulgação no marketing digital.

Afinal, essa ferramenta cumpre os requisitos de custo-benefício para divulgação de uma grande quantidade de conteúdos de qualidade de forma barata e acessível. Elementos esses que são fundamentais para o fortalecimento da autoridade de uma marca pelo tráfego orgânico.

Neste artigo, você verá algumas dicas práticas para tirar o seu plano do papel e utilizar a plataforma para os seus objetivos! 

Confira nosso passo a passo de como montar um blog gratuito na prática!

Como começar um blog? 

Afinal, como começar um blog do zero? Invariavelmente, o passo a passo de como montar um blog é o seguinte:

  1. Escolha um provedor com as melhores soluções
  2. Faça uma pesquisa sobre a concorrência
  3. Desenvolva um planejamento com cronograma
  4. Monitore os resultados

Nessa jornada, você tanto pode um escolher um provedor já gratuito como escolher planos de hospedagem Wordpress para maior personalização e desempenho do espaço.

Além disso, é fundamental seu segmento de atuação para entender o que seus concorrentes estão fazendo e quais os temas de conteúdos que melhor correspondem às dores do público.

Assim, você terá recursos para um bom planejamento de marketing de conteúdo e para organização do calendário editorial. Enquanto o monitoramento dos resultados é para saber se você está seguindo o caminho certo.

Vamos falar um pouco mais sobre esse passo a passo de como começar um blog e aprenda também a estrutura de um blog bem-sucedido.

1. Escolha um provedor com as melhores soluções

O que é necessário para iniciar um blog? Uma plataforma de gerenciamento! Elas podem ser tanto gratuitas quanto pagas, dependendo do grau de customização e profissionalismo que você queira implementar no seu espaço.

As melhores plataformas gratuitas para blog são o Wordpress, o Wix, o Blogger ou o Squarespace. Elas são uma ótima opção para quem está começando, mas oferecem algumas limitações de customização do espaço, como URL pouco personalizada e menos recursos de configuração.

Para usufruir ao máximo do potencial do seu blog, escolha um provedor de domínio, hospedagem e outros serviços que tenham credibilidade no mercado. 

Isso porque, você deve ter como prioridade fazer um trabalho com excelência, o que inclui pensar em tudo o que pode proporcionar para garantir a melhor experiência ao usuário.

Por exemplo: se quer evitar que seu site fique fora do ar constantemente, precisa de um servidor de confiança. Para esta e outras soluções, conte com a GoDaddy e obtenha o melhor para seu portal.

Conheça os planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy e conte com o maior CMS do mundo para criar e gerenciar o conteúdo do seu blog!

Não basta fazer um conteúdo de qualidade. É necessário que ele esteja hospedado em um ambiente eficiente para ajudar no dia a dia e garantir bons resultados.

2. Faça uma pesquisa sobre a concorrência

Analise seus concorrentes a fundo. Isso não quer dizer que irá copiá-los, mas que vai saber exatamente tudo o que os fortalece e quais são as fraquezas deles. Dessa forma, você poderá traçar suas estratégias de forma mais efetiva.

Lembre-se de que buscar inspiração nos pontos positivos não é um erro, mas uma forma de identificar maneiras para inovar e fazer algo melhor ainda. O que acha de começar essa pesquisa agora mesmo?

Você também pode analisar os pontos fracos. Será que os conteúdos do concorrente são interessantes e geram engajamento? Será que a aparência do blog pode ser melhor? Ao responder essas questões, você terá ideias sobre como começar um blog!

3. Desenvolva um planejamento com cronograma

O que não pode faltar em um blog? Para que seu blog tenha visibilidade e muitos acessos, ele precisa de um bom planejamento de SEO para impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para os motores de busca. 

Em resumo, o objetivo dessa abordagem é implementar um conjunto de estratégias e recursos com o objetivo de tornar uma página bem ranqueada e visível nas primeiras posições de uma pesquisa no Google. E sem a necessidade de investir em anúncios pagos!

Portanto, a ideia do blog é ser o veículo de sua estratégia de conteúdo com uma série de artigos informativos que contemple palavras-chaves e temas que conectam o público ao universo da marca.

Assim, você terá conteúdos de qualidade que vão interessar aos seus possíveis consumidores sempre em evidência em uma ferramenta tão valiosa quanto o Google.

Crie um planejamento e estabeleça data para suas ações. De nada adianta ter muitas ideias se não tem um cronograma para torná-las realidade. Aproveite para listar ao lado de cada tarefa o seu responsável, assim, poderá mensurar tudo o que foi/será feito e a quem recorrer quando precisar.

Saiba tudo sobre como montar uma boa estratégia de SEO:

4. Monitore resultados

Por fim, monitore os resultados da sua estratégia e veja se você atingiu os resultados esperados com seu blog! 

Quais conteúdos mais brilharam? Qual deles mais levou clientes à conversão no fundo do funil? Qual mais fracassou quanto a acessos?

Assim, você poderá obter insights para readaptar sua estratégia no que precisar! E fique sabendo que o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy tem diversos recursos para te ajudar a montar um planejamento campeão!

Por que aprender como fazer um blog?

Independentemente de ser um empreendedor individual, empresário ou mesmo se deseja ter um portal de conteúdo para fins pessoais, compartilhar informações pode fazer a diferença em matéria de visibilidade e amplitude de novas oportunidades.

Ao desenvolver artigos para um blog, os buscadores on-line — como Google e Yahoo! — indexam os materiais em seus resultados para as buscas feitas mundo afora. 

Assim, se você utiliza palavras-chave de forma estratégica, tem a chance de se posicionar bem e garantir mais acessos organicamente, ou seja, sem precisar pagar por eles.

Além disso, confira outras vantagens que você pode ter depois que souber como começar um blog WordPress:

  • sistema fácil de usar: você não precisa ser um desenvolvedor para agendar postagens e fazer pequenas mudanças nos conteúdos;
  • diversas opções de plugins: é possível adicionar vários recursos para deixar a sua página mais bonita e funcional para o público;
  • amigável para SEO: o WordPress possui uma estrutura que permite otimizar os conteúdos para serem encontrados pelos buscadores;
  • contato com o público: quer se aproximar da sua audiência, sem ser pelas vendas? Então, ter um blog pode ajudar você;
  • plataforma sempre atualizada: apesar de já existir há alguns anos, o WordPress é um dos sistemas que mais sofre atualizações, pois há muitos entusiastas ao redor do mundo.

Confira abaixo algumas dicas e truques para blogs no Wordpress:

Com base nestas dicas, já aprendeu como começar um blog, certo Dê o primeiro passo com o suporte da líder no mercado de soluções digitais. Conte com a GoDaddy!

Veja como criar um blog no Wordpress pode ser mais simples do que você imagina!

Produtos Utilizados

DomíniosSaiba mais