O que é segurança digital? Guia para proteger sites

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Desde os primórdios da internet, os desenvolvedores buscam soluções para aprimorar a proteção dos usuários, sites e sistemas conectados, Entretanto, ainda assistimos ataques corriqueiros de cibercriminosos, trazendo prejuízos diversos a pessoas e empresas. Portanto, é imperativo entender o que é segurança digital e suas devidas aplicações!

Todos os atores que fazem a rede mundial de computadores podem ser vítimas dessas falcatruas digitais: seja um simples usuário, cujos dados pessoais foram roubados e usados para fins ilícitos, ou uma grande empresa que teve seu sistema de informação sabotado por invasores.

No caso de empresas, em especial, o descuido com a segurança da informação pode atingir igualmente o próprio negócio, como também seus usuários. 

Afinal, sites na internet possuem extensos bancos de dados com informações pessoais de seus usuários, como CPF, e-mail, telefone e até números de cartão de crédito.

Para empresas mundo afora, problemas com vazamento de dados custaram cerca de U$4.35 milhões durante o ano de 2022, segundo o site AAG-IT.

Além disso,segundo a mesma fonte, o cibercrime mais comum tanto contra negócios como contra indivíduos é o phishing, truque para obter dados sigilosos das vítimas.

Nesse contexto, a segurança cibernética torna-se essencial tanto para prevenir quanto para se livrar de malwares e vazamento de dados que tanto interferem na harmonia geral da web.

Nesse conteúdo, vamos explicar algumas dicas de segurança digital, além do conceito por trás dessa prática tão fundamental para a proteção dos usuários de internet. Confira!

O que é segurança digital?

Segurança digital nada mais é que uma série de mecanismos e ações que servem para proteger a integridade de dispositivos, sistemas, redes e dados sigilosos de indivíduos ou empresas na internet.

A segurança cibernética envolve a prevenção contra a ação de criminosos que tentam invadir arquivos, softwares e sistemas de forma ilícita. 

Além disso, ela consiste também em métodos de varredura e limpeza para expulsar potenciais vírus ou outros arquivos maliciosos de eventuais objetos infectados.

Diversos são os elementos que podem fazer parte de forma relevante em um sistema de segurança digital. De forma geral, eles podem ser divididos em três categorias:

  • Pessoal: aqui estão as ações que cada usuário ou empresa pode tomar para proteger sua propriedade digital, com escolha de senhas fortes, realização de backups periódicos de dados importantes, etc.
  • Processos: essa categoria diz respeito à estrutura necessária para prevenir e lidar com ataques cibernéticos, como o uso de softwares antivírus, varredura de arquivos suspeitos, verificação do certificado SSL em websites, etc.
  • Tecnologia: por fim, temos a tecnologia, que hoje é responsável pelo constante aperfeiçoamento dos métodos de segurança digital, como autenticação em dois fatores, criptografia de dados, etc.

Segurança digital: exemplos

Como podemos ver, o fundamental para entender o que é segurança digital é enxergá-la como um sistema em que ações e processos tecnológicos estão agindo em conjunto para afastar as vítimas de possíveis ameaças.

Dito isso, podemos falar agora um pouco sobre os principais exemplos de segurança digital e o que cada um deles faz para manter sites e usuários protegidos. 

Confira algumas dicas de segurança digital!

  • Certificado SSL: O Certificado SSL é um protocolo de segurança que garante que a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do site é protegida com criptografia de ponta a ponta para camuflar o trânsito de informação. Se a URL do site na barra de navegação conter um pequeno cadeado ou a sigla HTTPS no início, quer dizer que esse site conta com o Certificado SSL.
  • Firewall: esse recurso funciona como uma portaria que monitora o tráfego de rede de um servidor a partir de um conjunto de regras previamente configuradas. No caso de sites, ele atua como filtro que impede que elementos indesejáveis e outras ameaças provenientes da rede pública adentrem a rede privada de uma organização.
  • Backup de dados: backup periódico de dados propicia não só a manutenção dos dados de um site ou de um computador pessoal em caso de invasão cibercriminosa, mas também em virtude de erros acidentais ou falhas inesperadas do sistema. Evite passar dor de cabeça! 
  • Remoção de malware: antivírus e softwares de varredura são essenciais não só para computadores e dispositivos móveis pessoais, mas também para proteger o servidor de hospedagem de sites contra agentes maliciosos.
  • Senha forte: Utilize senhas fortes, com números, caracteres especiais, variações entre maiúsculas e minúsculas e pouco óbvias para proteger o acesso a dispositivos, sistemas e redes!
  • Autenticação para acesso: além de senhas fortes, conte também com autenticação de dois fatores por e-mail, SMS, token e outras possibilidades para proteger acessos.

Conheça as opções de Certificado de Segurança SSL da GoDaddy e entenda melhor como ele funciona no vídeo abaixo!

Como otimizar a segurança da informação do meu site?

Entendeu direitinho o que é segurança digital? Então, se você é proprietário de um site, já deve estar pesquisando opções para garantir que todos esses elementos façam a composição da estrutura de proteção de seu site e de seus clientes.

Para facilitar sua vida, a GoDaddy reuniu todas essas possibilidades em um lugar só. Conheça os planos de segurança do site que nós oferecemos e eleve o patamar de proteção das suas páginas na internet.

Dentre as soluções da GoDaddy, podemos destacar as seguintes:

  • backup periódico de dados;
  • varredura automática contra vírus;
  • firewall;
  • Proteção DDoS e aumento da velocidade da Rede de Entrega de Conteúdo (CDN);
  • Monitoramento contínuo do site com atualizações e alertas diários
  • Certificado de Segurança SSl 

Todas essas ferramentas são de fácil utilização e vão fazer uma diferença enorme no gerenciamento do conteúdo do seu site, além de evitar possíveis dores de cabeça em virtude de brechas de segurança!

São três planos para você escolher aquele que melhor serve para cumprir as necessidades do seu projeto digital!

Esperamos que tenha entendido o que é segurança digital e como implementá-la na sua empresa ou dispositivo pessoal! Para mais dicas que nem essa, continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil! Até mais!