5 Maneiras Simples de Melhorar sua Taxa de Conversão de Leads

ArtigosCategory
5 min read
Bruna Diniz

No universo das vendas de produtos e serviços on-line, existe uma situação bastante comum: o e-commerce até consegue atrair diversas novas pessoas, mas no fim, elas não realizam nenhuma compra. E agora, como melhorar a taxa de conversão de leads?

Se você também está vivendo esse dilema, saiba que há soluções simples para reverter a situação e conseguir ter sucesso. Chega de perder oportunidade de negócios e descubra todas as dicas neste artigo!

Antes de tudo, verifique o seu funil de vendas

É sempre muito importante que você crie ou, se necessário, faça alterações no seu funil de vendas. Caso você ainda desconheça essa técnica, vale destacar que ela pertencente ao inbound marketing, já a sua função é entender toda a jornada de compra dos clientes.

O que acontece é que, desde o momento em que uma pessoa conhece a sua marca e até a hora em que ela decide comprar algum produto ou serviço, ela passa pelos seguintes estágios:

  • atração;
  • interação;
  • relacionamento;
  • aquisição;
  • fidelização.

Quando você cria estratégias específicas para cada etapa do funil de vendas, fica ainda mais fácil melhorar conseguir um bom número de conversões.

5 jeitos simples de melhorar a sua taxa de conversão de leads

Depois que você conferiu o seu funil de vendas, é hora de conhecer algumas soluções simples para melhorar a taxa de conversão da sua página on-line. Veja quais são:

1. Crie conteúdos

Quando um novo usuário chega ao seu site, ele ainda sabe nada ou muito pouco da sua marca. Então, é importante fornecer informações que respondam às dúvidas que ele possa ter no momento. Procure fazer isso com a criação de conteúdos para as páginas da sua casa virtual.

De início, você pode fazer apenas a descrição de produtos, além de um texto claro e objetivo que explique o que é a sua marca, na home do site. Futuramente, foque na construção de textos, também, para categorias e produtos.

Aliás, vale informar que o Google dá maior relevância para sites que possuem bons conteúdos. Ou seja, se você tiver textos bacanas, há maiores chances de rankear nos sites de busca.

2. Use as armas da persuasão

A qualidade dos conteúdos e, claro, o poder de convencimento deles também são pontos essenciais. Por isso, estude as técnicas de persuasão. O chamado neuromarketing (gatilhos mentais frente à publicidade) pode te ajudar bastante nessa tarefa.

Além disso, tente sempre explorar o chamado call to action (CTA) nos textos. Use e abuse de frases, como: “Confira agora nossas roupas!”, “Compre tudo com apenas um clique!”, “Descubra mais!”; etc.

3. Explore imagens de qualidade

Nos processos de venda, principalmente, de produtos, as imagens têm um peso muito grande. O ideal, então, é usar fotos bonitas, de extrema qualidade e que mostrem detalhadamente os artigos à venda.

Afinal, dificilmente os novos usuários vão sentir confiança de comprar se não puderem checar detalhadamente as cores e os acabamentos dos produtos. Além disso, é importante ainda que as imagens tenham tamanho adequado. Se forem grandes demais podem dificultar a navegabilidade, seja por desktop ou por mobile.

4. Tenha variedade de produtos

As pessoas também gostam bastante de ter variedades de produtos, tanto de tamanhos como de modelos. Sendo assim, tente trabalhar com o maior número possível de mercadorias. Por exemplo, se você quer se tornar uma autoridade no segmento de moda feminina, é essencial ter peças de várias cores e tamanhos e que, além disso, atendam mulheres de diferentes biotipos.

Evite também deixar os produtos à mostra, mas sem estoque no site. Isso também pode acabar frustrando os clientes e, consequentemente, comprometendo a taxa de conversão de leads.

5. Aplique promoções e descontos

Mais uma dica simples e assertiva é aplicar promoções e descontos. Afinal, preços e condições de compras acessíveis sempre chamam atenção. Você pode, inclusive, criar uma cronograma de ações de acordo com datas especiais do ano, por exemplo, Dia dos Namorados, Natal, Dias dos Pais, entre outros.

Para se ter uma ideia da oportunidade de faturamento, o Dia das Mães de 2019 gerou R$ 2,2 bilhões de reais para o e-commerce brasileiro. Os dados são do Ebit | Nielsen.

Vale ainda conferir novamente os dados do seu site

Sabemos que a taxa de conversão de leads do seu site não está favorável, certo? Mas, você chegou a olhar absolutamente todos os indicativos?

O estudo detalhado e aprofundado pode te ajudar a ter outros insights de melhorias. Para isso, experimente usar o Google Analytics, uma ferramenta de web análise bem completa. Com ela, você pode verificar os números referentes a:

  • visitas no site em geral;
  • novos usuários;
  • acessos por página (categorias, departamentos, produtos);
  • duração média de cada visita;
  • taxa de rejeição (usuários que saem do site sem fazer nenhuma interação) e mais.

Por exemplo, se você viu que a taxa de rejeição está muito alta, pode ser que o tempo de carregamento do site esteja muito alto. Ou, ainda, que ele não seja responsivo para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis.

Por fim, procure sempre ter uma visão empática em relação à experiência dos usuários. Ou, seja, coloque-se no lugar dos seus clientes em potencial e pense: o que falta para seu site, produtos ou serviços encantarem logo de cara?

Gostou deste artigo sobre dicas para melhorar a taxa de conversão de leads? Confira outros conteúdos essenciais aqui no blog! Além disso, aproveite para conhecer as soluções digitais da GoDaddy!