Saiba tudo sobre os tipos de domínio da internet e escolha o melhor para seu site

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:12 min
Rafael Queiroz Bastos

Toda marca que deseja   criar uma presença forte  na internet precisa, primeiramente, conhecer os tipos de domínios de site existentes para saber os que mais combinam com sua identidade.

Se você não sabe, o domínio nada mais é que o endereço de um site. Em outras palavras, é o nome que o usuário digita na barra de endereço do navegador para ter acesso ao portal de sua empresa.

Portanto, ele funciona como uma fachada para seu negócio em um ambiente virtual. Então ele deve ser atrativo, passar credibilidade e refletir a proposta e comunicação que a sua marca deseja transmitir para o mundo. 

Sendo assim, conhecer exemplos de domínio famosos e o funcionamento geral de escolha e registro de um nome para sua página oficial na internet é muito importante para começar sua estratégia digital com o pé direito.

Pensando nisso, a GoDaddy preparou esse guia completo sobre os tipos de domínio e quais processos você deve seguir para registrar o nome perfeito para seu site. Ficou curioso? Leia o conteúdo até o fim! 

O que são tipos de domínio?

Como mencionamos acima, os domínios consistem no endereço de um website ou, em termos comerciais, a vitrine virtual de um negócio na internet que vai permitir que o usuário navegue no portal de sua empresa.

Tendo isso em mente, o que são tipos de domínio? Como podemos perceber ao ver uma URL de um site, o nome é dividido em algumas etapas separadas por um ponto, por exemplo: godaddy.com/pt-br.

Cada elemento da estrutura desse endereço simboliza exemplos de domínio para uma classificação específica que os diferencia entre si.

Nesse contexto, temos seis tipos de domínio principais:

  • Domínio de Nível Superior (TLD) 
  • Domínio de Nível Superior Internacionalizado pelo Código do País (IDN ccTLD)
  • Domínios Territoriais (ccTLD)
  • Domínios Genéricos (gTLD) 
  • Domínios de Segundo Nível
  • Domínios de Terceiro Nível

Ficou perdido com essa quantidade e variedade de siglas? Pois saiba que, entre elas, ainda há uma enorme variedade de subdomínios que podem ser utilizados de acordo com os seus objetivos e características do seu negócio.

Mas fique tranquilo! No tópico seguinte, vamos te explicar como funciona e o que representa cada um desses seis tipos de domínio e suas variações. Sigamos!

Quais os tipos de domínio da internet?

Domínio de Nível Superior (TLD) 

Os Domínios de Nível Super (TLD, Top Level Domain) são os mais tradicionais e conhecidos pelo grande público. Eles foram idealizados em 1985, ainda nos primórdios da internet, pela Autoridade para Atribuição de Números na Internet (IANA).

Essa categoria também é conhecida como extensão de domínio, localiza-se geralmente logo após o nome personalizado para o endereço do website e tem como seu maior representante o .com, o domínio mais utilizado do mundo.

O TLD representa o nível mais alto no sistema de tipos de registro DNS, que é a sigla para Sistema de Nomes de Domínio, protocolo virtual que gerencia e distribui nomes de domínios.

Além do .com, que originalmente foi um TLD voltado para sites com intuitos comerciais, mas acabou generalizando para outras áreas, tem outros cinco Domínios de Nível Superior. São esses:

  • .net: criado originalmente para domínios que exibiam conteúdos relacionados à internet ou o mundo virtual, hoje ele praticamente virou uma segunda opção para quem não têm acesso ao .com.
  • .org: voltado para sites de organizações sem fins lucrativos e não-governamentais, como ONGs e projetos sociais.
  • .edu: já essa extensão funciona para instituições de ensino e voltadas para a educação, como escolas, faculdades e outros sistemas de ensino.
  • .mil: por sua vez, esse domínio é utilizado para organizações militares e tem sua atuação restrita ao território dos Estados Unidos da América. Geralmente eles são utilizados juntamente com Domínios de Segundo Nível.
  • .gov: por fim, temos .gov, registro mundialmente utilizado como extensão de domínio para sites de instituições governamentais, como do Governo Federal Brasileiro.

Domínio Territorial ou Geográfico (ccTLD)

O Domínio Territorial ou Geográfico é também um velho conhecido do usuário de internet. Por meio desse registro de Nível Superior, o endereço do site é associado a um país específico referente ao território ao qual o conteúdo se propõe.

Sabe .br no final de um endereço, como Google.com.br. Pois é, é por meio deste ccTLD que o endereço identifica-se com o público do país que vai navegar pelo site.

É comum, por exemplo, vermos multinacionais inserindo esses tipos de domínio para diferenciar o portal da empresa entre os países nos quais ela atua. Portanto, podemos concluir que o ccTLD é crucial do ponto de vista comercial, não é verdade?

Os ccTLDs mais famosos são:

  • .br: Brasil
  • .ar: Argentina
  • .fr: França
  • .es: Espanha
  • .us: Estados Unidos
  • .uk: Reino Unido
  • .ca: Canadá, entre muitos outros!

E, como podemos ver, esse tipo de TLD tem como padrão a utilização das duas letras iniciais de cada país.

Domínio de Nível Superior Internacionalizado pelo Código do País (IDN ccTLD)

Entramos agora em uma categoria específica dos ccTLDs. Estamos falando do Domínio de Nível Superior Internacionalizado pelo Código do País (IDN ccTLD)

O IDN ccTLD é um Domínio de Nível Superior diferente, cuja estrutura é codificada e adaptada para alguns países que não utilizam letras do alfabeto latino, como é o caso de países russos ( .рф), que usam código cirílicos, ou chineses ( .中国), que usam mandarim.

Esse tipo de domínio é muito importante para empresas multinacionais, que conseguem difundir sua marca utilizando o idioma e o alfabeto próprio de cada país. Isso permite uma estratégia com maior penetração da marca e uma linguagem mais personalizada com uma cultura diferente.

Lembre-se: o domínio que você escolhe para seu site é fundamental para a forma como você se comunica e atrai novos clientes.

Domínio Genérico (gTLD)

O gTLD nada mais são que subcategorias dos TLDs principais que vimos nos exemplos de domínios listados no primeiro tipo que apresentamos. E é aqui que podemos enxergar de forma mais clara a enorme diversidade de domínios existentes.

Primeiramente, vale salientar que existe uma Zona DNS que reconhece apenas 21 domínios genéricos. Entretanto, há no mundo inteiro mais de 1500 gTLDs que contemplam diversas funcionalidades e requisitos para todo tipo de site.

Alguns exemplos mais famosos que podemos listar são os seguintes:

  • .app
  • .auto
  • .club
  • .digital
  • .futbol
  • .global
  • .promo
  • .shop
  • .site
  • .viajes
  • .yoga, e muitos outros.

Logo , não importa qual o segmento do seu negócio, provavelmente você vai encontrar uma extensão de domínio personalizada para segmentar de forma mais clara e objetiva seu ramo de atuação. 

Em especial, essas opções genéricas podem ser muito válidas para situações em que extensões mais famosas, como .com e .net já foram registradas por outras empresas e não estão disponíveis.

Domínio de Segundo Nível (SLD)

O Domínio de Segundo Nível é o nome localizado imediatamente à esquerda do TLD. Em muitos casos, ele consiste na parte mais personalizada e importante comercialmente para sua marca. Assim, o SLD é basicamente o nome que você vai dar ao seu site sem levar em consideração as extensões.

Por exemplo, se o nome do site é “GoDaddy.com”, o Domínio de Segundo Nível será  o nome “GoDaddy”. Em suma, é nesse espaço que geralmente está o nome da marca ou instituição que o site representa.  

Há outros casos ainda em que a empresa, em vez de utilizar seu nome comercial, pode também adotar um slogan muito forte e identificado com a marca. Mas isso só é aconselhável para negócios que já possuem um brand awareness (medida de reconhecimento de uma marca) bem consolidado e difundido entre seu público. 

Afinal, como o nome de domínio é a fachada da sua página oficial na internet, ele precisa ter um nome que chame a atenção do cliente e que seja rapidamente associado à credibilidade da marca.

Entretanto, vale salientar uma informação importante. O SLD só será o nome personalizado da marca quando a estrutura do endereço tiver apenas uma extensão de domínio, como .com. 

Por outro lado, se a URL tiver .com.br, o SLD será a extensão que fica exatamente à esquerda do TLD, que, nesse caso, é o .com.

Domínio de Terceiro Nível (Third-level Domain)

Para falar do Domínio de Terceiro Nível, voltemos então ao exemplo do Google.com.br. Como podemos, há três estruturas bem definidas nesse endereço, não é verdade? Elas são:

  • .br
  • .com
  • Google.

Nesse caso, como há duas extensões de domínio (o .com e o.br), o .br será o Domínio Territorial de Nível Elevado (ccTLD),  já .com será o Domínio de Segundo Nível. Já o Domínio de Terceiro Nível, por fim, será o nome Google.

Portanto, esse tipo de domínio de site sempre se posiciona à esquerda de uma extensão SLD, mais frequentemente a .com.

Em caso de criação de um e-mail profissional para membros da sua empresa, o Domínio de Terceiro Nível seria o nome comercial de destaque daria uma ar de credibilidade e profissionalismo ao endereço de e-mail.

Por exemplo: fulano@marcadaempresa.com.br

Entenda mais sobre a importância de um e-mail profissional com esse vídeo exclusivo da GoDaddy:

Outros tipos de domínio

Existem outros exemplos de domínio cujo modo de classificação é diferente do utilizado acima. Algumas URLs podem ser classificadas como:

  • nacional;
  • internacional;
  • profissional.

Essas são formas mais simplificadas de categorizar nomes de domínio. De maneira geral, já vimos que os sufixos que caracterizam a nacionalidade de um domínio, por exemplo, são TLDs localizados no final da URL.

Isso é, eles são domínios de nível elevado. Isso mostra que esse modelo de classificação é complementar aos exemplos de domínio que listamos no tópico anterior.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles!

Domínio Nacional

O Domínio Nacional é mais específico pois ele delimita o país de origem site que representa. Em outro modelo de classificação, ele é conhecido como domínio territorial ou por seu nome oficial: ccTLD ( Country Code Top-Level Domain).

Eles são os domínios de nível elevado que são representados por duas letras referentes a um país. Aqui no Brasil, por exemplo, o Domínio Nacional é o .br. Já no Reino Unido, por outro lado, a sigla utilizada é o .uk.

Domínio Internacional

O Domínio Internacional é ainda mais abrangente e genérico que o nacional, e é justamente por isso que eles podem ser utilizados em qualquer país indiscriminadamente.

Isso é, um site brasileiro pode utilizar um Domínio Internacional idêntico ao de um site no Canadá, México ou Peru, por exemplo.

No outro modelo de classificação, eles são categorizados como os tipos de Domínio Genérico (gTLD). Os exemplos são vários:

  • .com;
  • .gob;
  • .info;
  • .edu
  • .org, etc.

Domínio Profissional

Por sua vez, o Domínio Profissional é utilizado para sites de empresas ou empreendedores para objetivos exclusivamente profissionais na internet. 

Por exemplo, a extensão .com, apesar de já banalizada para diversos segmentos, foi originalmente concebida para representar sites comerciais.

Por sua vez, o .edu é utilizado para empresas de educação; .law é usado para empresas de advocacia; e .biz é voltada para negócios (“biz” é uma abreviação de “business”).

Como fazer um registro de domínio?

Como já mencionamos, saber os tipos de domínio existentes é importante para que o nome com que o site de sua empresa será divulgado seja catching, atrativo e fácil de memorizar pela sua audiência-alvo.

Mas, afinal, como fazer um registro de domínio?  O primeiro passo é saber se o domínio que você deseja está disponível. Você pode consultar isso rapidamente por meio da caixinha de pesquisa abaixo:

Se você encontrou o registro que queria, chegou a hora de botar a mão na massa e oficializar essa aquisição para o seu site. Nesse processo, você pode contar com a Compra e Registro de Domínio da GoDaddy.

Por meio dela, você encontrará planos de assinatura exclusivos para as principais extensões do mercado, tanto em termos de credibilidade, quanto de exclusividade.

Essa solução da GoDaddy oferece proteção de privacidade gratuita e vitalícia para o seu domínio, suporte por telefone e bate-papo e cerca de 500 extensões para você dar um endereço único e exclusivo para seu site.

Tudo isso de forma simples, intuitiva e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Conte com a GoDaddy Brasil para dar seus primeiros passos na transformação digital e criar um site profissional e de qualidade! Até a próxima!