Como deixar um site seguro para ganhar a confiança dos usuários?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:8 min
Rafael Queiroz Bastos

A segurança digital é um dos pilares do sucesso de qualquer empresa que queira ter uma presença online forte e, mais ainda, de lojas virtuais e e-commerces. Mas, afinal, como deixar um site seguro?

Além de manter os dados da empresa a salvo, é preciso também demonstrar cuidado com os usuários e clientes. Isso é, eles precisam perceber logo quando entram em uma página que suas informações estão seguras e que o site transmite credibilidade.

Portanto, se você quer entender melhor como tornar um site seguro, confira o conteúdo até o fim!

O que torna um site seguro?

Mas o que torna um site seguro? Existem vários elementos que contribuem para a segurança de um site, como:

  • certificado SSL;
  • firewall e sistemas antivírus contra ação de malwares;
  • reforço para que os usuários criem senhas fortes;
  • backup periódico e automático;
  • atualizações de softwares e plugins, dentre outras possibilidades.

Essas opções são benéficas tanto para a segurança dos proprietários quanto dos clientes. E o melhor: algumas delas já ficam evidentes enquanto o usuários navega pelo site, o que dá mais confiança para que eles sejam encaminhados para uma possível conversão.

Por que aprender como deixar um site seguro?

Saber como tornar um site seguro é essencial para qualquer dono de lojas virtuais, e-commerce ou outro tipo de endereço on-line que queira captar usuários e/ou clientes. 

Isso se dá ao fato de que um site sem segurança pode colocar em risco os dados dos usuários e da própria empresa, sofrendo ataques constantes.

Além disso, por correr maior risco de ser hackeado, um site sem segurança pode perder posições nos resultados de busca do Google. Isso mesmo! A segurança de sites também impacta nas estratégias de SEO.

Ou seja, quem proporciona uma experiência mais segura para os visitantes do seu site, está valorizando seus clientes e, consequentemente, isso os faz se sentirem especiais e passam a ser mais fiéis!

Ter um site seguro envolve investir em diversos pontos, ou seja, a segurança de uma página não se restringe apenas a uma ação ou tipo de proteção.

Podemos citar como exemplo: 

  • proteção antivírus;
  • segurança da web;
  • remoção de malware;
  • certificados SSL.

O que é e qual importância do certificado SSL?

O SSL serve como uma chave de proteção para o seu site, e não apenas se for uma loja virtual. Mesmo se não houver a necessidade de armazenar dados dos usuários ou um canal criptografado, esse certificado também é lido pelos sites de busca.

O aviso de que os dados estão sendo criptografados fica à vista dos usuários, mostrando que o site se trata de um ambiente digital seguro por meio de um símbolo de um cadeado próximo ao campo do endereço http.

Existem vários tipos de certificados SSL, sendo:

  • certificado SSL: o mais básico de todos, prova a propriedade do domínio;
  • certificado SSL com validação estendida: tem uma criptografia bem poderosa e é recomendado para sites que lidam com dados extremamente sensíveis, como pagamentos online;
  • certificado SSL com validação organizacional: indicado para instituições sem fins lucrativos;
  • certificado SAN SSL: vantajoso para quem precisa de vários certificados em diversos sites, porém, por um valor menor (o mesmo se fosse para apenas um site). Mais indicado para empresas que usam vários nomes de domínio e sites;
  • certificado SSL Wildcard: é um tipo premium que possibilita a proteção de subdomínios ilimitados dentro de um único domínio por meio do protocolo HTTPS. Se você não sabe o que é HTTPS, não se preocupe. Falaremos mais sobre a seguir.

Como saber se um site é seguro?

O HTTPS (ou, no modo mais visto “https”, significa hipertexto e é uma implementação do protocolo HTTP) se trata de uma segunda camada de segurança no HTTP (que é a base de qualquer troca de dados na internet, um protocolo que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML).

Quem quer saber como tornar um site seguro precisa, primeiro, entender qual o nível de segurança atual do site. A primeira dica para fazer isso acontecer é ver se há o HTTPS.

Se for apenas HTTP, sem a letra “S” de “seguro”, quer dizer que qualquer informação que consta no site não está sendo criptografada, podendo ser roubada facilmente.

Como deixar um site seguro? 3 dicas de segurança virtual

Agora que você já sabe a importância de investir na segurança de um site, chegou a hora de saber como tornar o seu site seguro.

Existem algumas ações básicas, simples de realizar, que tornam qualquer site protegido contra roubo de dados e demais ataques virtuais.

Veja como deixar um site seguro!

1. Escolha uma boa hospedagem

A escolha de uma hospedagem é o primeiro passo indicado. Note que falamos “boa hospedagem” e não só “hospedagem” porque a qualidade desse serviço também vai ditar o padrão de segurança.

Existem duas formas de hospedagem:

Hospedagem compartilhada

É quando mais de um site está hospedado em um mesmo servidor. Ele é visto como propenso a mais ataques, já que um site pode sofrer ataques tendo um outro como porta de entrada. Mas isso não quer dizer que não haja serviços de hospedagem compartilhada com tecnologia que previnam esse cenário, como os da GoDaddy!

Uma vantagem desse tipo de hospedagem é que proporciona um gerenciamento muito mais fácil. Ou seja, você não precisa ter conhecimentos técnicos profundos para administrar seu site.

Ao contratar o serviço pela GoDaddy, por exemplo, além de um preço acessível, você conta com suporte de especialistas. Caso precise de alguma ajuda, nossa equipe de especialistas estará a postos para dar todo o suporte que você precisar.

Hospedagem dedicada

Esse é um tipo de hospedagem feita exclusivamente para um único site. É recomendado para sites que lidam com um grande volume de dados, muito sensíveis e com extrema necessidade de segurança.

O mais importante de tudo é que, independentemente da hospedagem escolhida com a GoDaddy, seu site já contará com um certificado SSL incluso no pacote.

2. Faça backups regularmente

Quer outra dica de como melhorar a segurança do site? Realize backups periódicos e de forma automática. Isso vai poupar todo o retrabalho que possa ter caso seu site seja atacado.

E não só nesse caso. Quando realizar uma atualização, por exemplo, pode acontecer algum erro que faça com que você perca algum dado sensível.

Ao adotar serviços específicos para backups, seu site possui recursos bem úteis, como a possibilidade de ter os seus dados de acesso criptografados, protegendo-os de acesso a terceiros.

3. Utilize firewall e detector de malware

Esses dois mecanismos são essenciais para quem quer aprender como melhorar a segurança do site porque eles agem na proteção de diversos tipos de cibercrimes

Enquanto o firewall protege seu site de acesso desconhecidos e indesejáveis, os detectores de malware são programas que vão analisar a presença de vírus e outras vulnerabilidades na estrutura das páginas.. 

Eles são úteis para evitar que aplicações malígnas ataquem seus usuários ou redirecionar o tráfego do site para outras páginas. 

Como deixar meu site Wordpress seguro?

As dicas de segurança virtual que demos até aqui também servem para os sites hospedados no maior CMS (Content Management System) do mundo: o Wordpress. 

Aliás, todos os planos de hospedagem Wordpress oferecidos pela GoDaddy já contam com Certificado SSL.

Além disso, é possível também escolher opções de segurança da própria plataforma Wordpress, como plugins de segurança e firewall. 

Preste também atenção nas atualizações de plugins e softwares, além de incentivar os usuários do site a criarem senhas fortes com caracteres variados.

Portanto, como podemos ver, aprender como deixar meu site Wordpress seguro envolve mais do que implementar mecanismos de segurança, mas também é necessário monitorar atualizações de recursos, como plugins e temas, além de seguir algumas boas práticas, como cuidados com a senha. 

Obtenha seu certificado SSL na GoDaddy e tenha um site seguro

Agora que você já sabe como deixar um site seguro, saiba também que aqui na GoDaddy você encontra o certificado SSL que melhor supre suas necessidades, sejam elas:

  • obter segurança de sites: certificado SSL confiável com firewall e proteção contra malware de site;
  • garantir um site com certificado SSL: para um domínio;
  • oferecer segurança para vários sites com certificado SSL: para até cinco domínios;
  • proteger todos os subdomínios: para um domínio principal e subdomínios ilimitados.

E não para por aí! A GoDaddy agora tem a Segurança de Sites, uma ferramenta completa para manter seu site protegido contra todas as ameaças online. Ela oferece certificados SSL, firewall, sistema contra malware e recursos de automatização de backup.

Como deixar um site seguro agora? Encontre o SSL certo para você impulsione a credibilidade e proteção do seu site! 

Produtos Utilizados