para que serve javascript

Para que serve Javascript: por que implementar em sites e aplicativos?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:9 min
Rafael dos Santos Munhos

Até pouco tempo atrás, as linguagens de programação eram complexas (entre elas, CSS e HTML) fazendo com que os profissionais de informática passassem horas para decodificar elementos operacionais. Hoje, quando entendemos para que serve JavaScript, uma das principais linguagens atuais, percebemos o quanto este processo melhorou.

JavaScript é uma linguagem de programação de fácil usabilidade, voltada para construir elementos em aplicações, como sites, aplicativos e sistemas online. Hoje, dominá-la é essencial para quem trabalha no ramo, principalmente pela quantidade de benefícios e diferenciais que ela proporciona. 

Ao longo deste artigo, vamos explicar em detalhes o que significa JavaScript, para que serve, e como você pode aplicá-la no seu dia a dia, seguindo os principais tópicos do assunto!

  • O que é JavaScript e para que serve?
  • Como funciona a linguagem JavaScript?
  • Qual é a importância da linguagem JavaScript?
  • Quais as 6 vantagens do código JavaScript?
  • O que difere JavaScript de outras linguagens? 

Continue com a gente, e boa leitura!

O que é JavaScript e para que serve? 

JavaScript (JS) é uma linguagem de programação que pode ser rodada em um navegador de internet. Ela ganhou um papel de protagonismo pela facilidade de uso, embora tenha elementos bastante complexos. Parte da sua referência se dá pelo modo que permite a integração e comunicação dentro de um site.

Com o JS, é possível ver mensagens e informações relevantes, verificar ou alterar a apresentação visual das páginas, de acordo com o comportamento que você deseja que sua página tenha, tudo por meio do navegador do usuário. Nesse sentido, há a possibilidade de mexer no sistema sem se conectar à internet. 

Como funciona a linguagem JavaScript?

Cada linguagem de programação tem características bem específicas. No caso de JavaScript, ela é de alto nível, o que significa que não usa codificações tradicionais de máquina, como “0” e “1”. Isso porque os códigos são voltados a uma linguagem humana, de fácil comunicação e interpretação.

Outra vantagem do código JavaScript é que sua execução é feita por um programador. Isso significa que não é preciso acessar servidores, o que envolve processos de alta complexidade. Assim, o especialista pode trabalhar a partir dos navegadores tradicionais do mercado.

Qual é a importância da linguagem JavaScript?

Não há dúvidas de que o JavaScript é uma das linguagens mais importantes entre os desenvolvedores. Ela se torna ainda mais necessária porque realiza diversas aplicações em lugares diferentes. 

Abaixo, você verá onde essa linguagem impacta diretamente. Confira!

Desenvolvimento para web 

JavaScript é uma linguagem útil para programar sites, já que todo seu código pode ser implementado em HTML, por meio de scripts. Isso facilita entender a importância desta linguagem em qualquer desenvolvimento direcionado para a web. 

Desenvolvimento em mobile

JavaScript tem uma grande relevância no mundo mobile. O suporte de frameworks (componentes que unem códigos para serem reutilizados, fazendo com que o desenvolvedor não precise reescrever linhas de códigos) agiliza parte do trabalho, possibilitando desenvolver aplicativos para web que circulam em sistemas operacionais conhecidos, como iOS e Android.

Os aplicativos são importantes na sociedade e no modo como se relacionam com os serviços tradicionais, como localização, alimentação etc. Nesse sentido, cada uma dessas categorias de aplicativos pode ser desenvolvida utilizando JavaScript. 

Outro ponto importante é que o JS pode poupar dores de cabeça. Por ser uma linguagem compatível com os browsers atuais, seu script valida a resolução do dispositivo pelo seu usuário, ou seja, você não precisará se preocupar com falta de responsividade. 

Games 

O desenvolvimento de jogos também está entre as funções da linguagem JavaScript. Aliás, um dos mais populares frameworks para o desenvolvimento de games é o Phaser, onde jogos completos podem ser criados apenas com HTML, CSS e JS.

Comunidade ampla

As comunidades de desenvolvedores se importam em manter e atualizar as linguagens de programação. Por ser usada nos principais projetos, o JavaScript passa por um processo de análise constante por quem a utiliza. 

Com mais desenvolvedores investindo em melhorar o código JavaScript, é natural que ele evolua constantemente, fugindo de bugs e erros que dificultam qualquer programação. 

6 vantagens do código JavaScript

O uso de JavaScript não se resume apenas por sua aplicação na web, embora seja uma das principais utilidades da linguagem. Mesmo que seja uma razão considerável, existem outras características que a tornam bem vista no mercado.

Confira abaixo as principais vantagens no uso dessa linguagem.

1. Controla o comportamento do navegador 

O controle acontece porque existe um interpretador JavaScript hospedado no navegador. Essa linguagem administra o comportamento do navegador na criação de janelas pop-up, na apresentação de mensagens ao usuário, ao mudar as dimensões do navegador, na retirada de menus, e ao abrir e fechar janelas.

2. Compatível com a maioria dos navegadores 

Devido à sua compatibilidade com grande parte dos navegadores, o JavaScript é a linguagem de programação - do lado do cliente - mais utilizada na informática.

3. Permite inserir vários efeitos

Integrada com o HTML, a linguagem JavaScript permite a inclusão de diversos efeitos, fazendo com que o site seja mais dinâmico e mais interativo.

4. Executa instruções como resposta às ações do usuário 

O JavaScript proporciona a criação de páginas interativas, como calculadoras, tabelas e agendas em formulários, isto é, gerando respostas às ações do usuário.

5. Deixa as páginas mais leves 

Após o HTML e o CSS, o código JavaScript possibilita ao programador aprimorar suas páginas e a potência dos seus projetos. Isso acontece porque a linguagem é simples e feita para realizar processos rápidos e leves.

6. Facilita o aprendizado de iniciantes 

Além de pessoas que têm conhecimento sobre o código JavaScript, a linguagem é indicada para quem ainda não tem experiência prévia na programação, mas deseja aprender a usá-la.

Vale frisar que o JavaScript é versátil e amigável. Conforme seu nível de experiência, é possível criar jogos, gráficos 2D e 3D animados, aplicativos baseados em bancos de dados, entre outros.

O que difere o JavaScript de outras linguagens? 

Pode-se perceber que esta linguagem de programação é de fácil uso, mesmo com implementações e recursos com alto nível de complexidade.

Animações 3D e gráficos, por exemplo, precisam de um processo mais detalhado para cada aplicação, o que pode ser realizado com o código JavaScript.

Mesmo assim, suas funções contam com o auxílio de outras linguagens, como o CSS, PHP e o HTML. Na prática, cada uma é responsável por uma parte do desenvolvimento.

Já sabendo para que serve o programa JavaScript, você pode avaliar as características das demais, que são:

  • HTML - determina a estrutura do site, focando na indexação na web. O HTML é responsável por gerar o código para heads e parágrafos, além de indicar menus e espaço para mídias;
  • CSS - define a aparência das aplicações, ou seja, o layout de uma página, app ou sistema, considerando as adequações para a web, como sua responsividade;
  • PHP - cria páginas específicas das aplicações. Assim, é possível formatar cada parte separadamente, gerando dinamismo e integração entre as muitas páginas.

Por que devo usar JavaScript?

Como vimos até o momento, o JavaScript tem uma grande relevância no mercado. O fato é que a maioria dos sites e aplicações web usam recursos em JavaScript. 

Galerias de imagens, rolagem de páginas, animações, validações, manipulação de elementos HTML e CSS, e muito mais podem ser baseados em JavaScript. 

Trata-se de uma linguagem especial baseada em eventos, que pode contar com frameworks (AngularJS, node.js. Ember.js, ReactJS) e bibliotecas específicas, como o jQuery, que apoiam o seu desenvolvimento com a linguagem. 

Sendo assim, dois motivos para você usar o JavaScript nos seus projetos são:

  • capacidade de criar aplicações web e sistemas completos;
  • ampliar a relevância do profissional no mercado de trabalho por dominar essa tecnologia. 

Para que serve JavaScript: outras aplicações

Além das principais funções, como aplicações web ou recursos visuais, o JavaScript também serve para:

  • validar formulários, diminuindo a frustração e demora do seu usuário de ter que recarregar a página porque digitou um campo errado;
  • esconder ou mostrar dados da página, de acordo com o comportamento do seu usuário;
  • apresentar janelas de aviso ou de confirmações;
  • direcionar sistemas de autocomplete, isto é, recurso que completa possíveis palavras quando você digita algo na busca do Google;
  • interagir com elementos HTML e CSS;
  • incluir sistemas ou aplicações que mostram informações que alternam frequentemente, conforme eventos internos ou externos ao site.

Quer saber mais sobre para que serve a linguagem JavaScript? Confira este vídeo abaixo:

É preciso conhecer JavaScript para criar um site?

Se você deseja criar um site, necessariamente não precisa saber para que serve JavaScript, embora seja importante ter esse conhecimento em caso de desenvolver programações leves e rápidas. Afinal de contas, é bom salientar que essa é uma das linguagens de programação mais interessantes, principalmente pela rápida adaptação e usabilidade.

Para facilitar sua vida, saiba que, com a GoDaddy, é possível construir um portal com toda linguagem de programação já desenvolvida, pois nosso time de especialistas cria layouts para o uso de quem não precisa saber sobre códigos.

O enorme catálogo de templates e fontes tipográficas, além dos comandos facilmente assimilados do Criador de Sites da GoDaddy, te ajuda com todo esse serviço para que seu site fique bonito, personalizado e alinhado com a identidade visual do seu negócio.

Não é incrível? Comece gratuitamente agora mesmo!

E mais: no blog da GoDaddy, temos sempre conteúdos novos para você ficar sempre por dentro. Quer saber mais sobre a internet nos dias de hoje? Acompanhe nossas novidades!