Erros de certificado SSL: 5 principais problemas no registro de segurança do site

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Rafael dos Santos Munhos

O certificado SSL é uma base importante para evitar o hackeamento de dados pessoais, principalmente hoje em dia em razão da acessibilidade de compras de produtos na internet. Mas, mesmo com toda tecnologia voltada à segurança dos usuários de um site, ainda é possível encontrar cruciais erros do certificado SSL. 

Quer um exemplo dos problemas relacionados aos ataques cibernéticos? O ano de 2021 foi constrangedor. De acordo com a pesquisa do site Istoé Dinheiro, o Brasil foi considerado o quinto País com o maior número de vazamento de informações sigilosas, sequestro de dados e invasões de sistemas. 

Diante do alto grau de fraudes, o investimento em certificados SSL se tornou prioridade para a maioria dos empresários. 

A segurança oferecida pelos certificados funciona por meio de uma forte criptografia que codifica os dados transmitidos. Essa codificação evita que hackers e fraudadores se aproveitem das informações dos usuários de um site. Mesmo assim, os resultados nem sempre são os melhores. 

Compreender o que causa os erros do certificado SSL inválido o auxiliará a evitar o aparecimento de problemas no seu portal. Por isso, neste artigo, vamos mostrar as principais falhas e dar dicas de medidas que devem ser realizadas. 

Tudo isso você verá nos seguintes tópicos:

  • O que é um certificado SSL?
  • Quais são os erros no certificado SSL mais comuns;
  • Atente-se à validade e renovação do seu certificado SSL;
  • Como garantir que não ocorram erros no certificado SSL de meu site.

Boa leitura!

O que é um certificado SSL? 

Antes de entender os problemas de conexão SSL com certificado inválido, vamos compreender o conceito dessa sigla. 

O Certificado SSL é um registro digital que possui dados do site - domínio e identificação do proprietário - vinculando-o a duas chaves criptográficas. São elas:

  • chave pública: permite que o navegador comece a comunicação com os serviços por meio dos protocolos SSL e HTTPs;
  • chave privada: armazenada no servidor, é utilizada somente para assinar as páginas da web e arquivos como imagens e JavaScript. 

Sendo assim, no caso de um certificado SSL assinado por uma autoridade confiável, o material documentado pelo servidor será validado com autenticação pelos navegadores e por computadores dos usuários finais.

Durante a conexão, as chaves públicas e privadas “se unem” criando uma chave única para a sessão. Essa chave criptografa e descriptografa os dados, se mantendo ativa por tempo limitado. 

O que é um erro de conexão SSL?

Existem diversos tipos de erros de conexão SSL que podem surgir na web. Alguns problemas acontecem por conta do funcionamento do servidor, enquanto outros por falhas de configuração do local. 

De modo geral, os erros de conexão SSL impedem que você navegue em um site por meio do HTTPs. Pode até acontecer do seu navegador permitir que você mantenha a conexão, mas é muito provável que ele o responsabilizará por suas ações, uma vez que você está agindo sem segurança. 

Isso comprova que a falta de um certificado de segurança do site, como, por exemplo, o SSL, faz com que as partes maliciosas interrompam sua operação, impossibilitando que você visualize um determinado site desejado. 

Mesmo assim, o certificado SSL sinaliza quando há algum problema aparente de conexão.  Isso porque o seu navegador exibirá uma mensagem específica mostrando os motivos do erro. 

Quais são os erros de certificado SSL mais comuns? 

Para criar um site, é fundamental que as pessoas compreendam a importância do HTTPs antes de instalar em seus sites. No entanto, como se trata de um protocolo de segurança padronizado, erros de certificado SSL são muito frequentes. 

Conheça abaixo os mais comuns:

  • 1. O certificado SSL está com o nome do site errado - na hora de registrar o seu certificado, fique atento para digitar o nome de seu domínio corretamente. Caso contrário, haverá um problema de incompatibilidade e a criptografia não vai acontecer;
  • 2. O certificado expirou - como os certificados SSL têm prazo de validade, é preciso identificar a renovação dentro da data correta, garantindo a segurança dos usuários;
  • 3. O SNI (Server Name Indication) não está lá - o SNI (indicação de nome do servidor) permite que você utilize vários SSLs em domínios diferentes. É preciso verificar se o seu navegador conta com esse tipo de suporte. Caso contrário, será necessário um IP dedicado;
  • 4. Utilizar versões antigas de SSL - contar com um protocolo atual é a única maneira de se manter seguro. Versões antigas de SSL podem travar seu sistema e dificultar o uso de funcionalidades mais modernas;
  • 5. problemas no certificado de segurança do site - aqui tem duas situações para saber se seu certificado está válido ou não. Se ele estiver, é muito provável que o SSL não esteja ativo, então você terá que ativá-lo no plugin do seu painel. Em contrapartida, caso esteja inválido, entre em contato o mais rápido possível com a equipe de suporte do seu servidor. 

Dica de leitura: como fazer um site para a minha empresa?

Atente-se à validade e renovação do seu certificado SSL 

Como você pode notar, a maioria dos erros SSL estão atrelados à validade e status do certificado do seu site. Por isso, é importante ficar atento aos prazos.

Desde 2020, o tempo de uso se mantém mais curto. Os certificados SSL/TLS têm validade de um ano, podendo se estender em até dois anos. Essa medida serve para fortalecer a proteção das conexões seguras. 

Portanto, se o seu certificado SSL não está configurado para renovação automática, você terá até 90 dias para renovar. Ou seja, suponha que seu site GoDaddy tenha um SSL expirado e a renovação não for feita, o site exibirá uma mensagem de erro e os visitantes não conseguirão acessá-lo.

Como garantir que não ocorram erros de certificado SSL no meu site? 

A única maneira de garantir que não haverá erros de certificado SSL de seu endereço virtual é instalá-lo de maneira correta e ficar atento para a data de vencimento. O processo de instalação pode não ser simples se você não tem muita proximidade com a internet e seus processos.

Por isso, recomendamos que você assista a este vídeo até o fim. Este conteúdo o ajudará a tirar todas as dúvidas sobre a importância do certificado. Confira!

Se ainda não estiver 100% seguro sobre gerenciar seus certificados, na base de conhecimento sobre SSL da GoDaddy você encontrará todas as respostas! 

Além disso, na busca de instrumentos para criar um site confiável, conte com a GoDaddy. Nós ajudaremos você a dar seus primeiros passos na transformação digital e criar um site profissional e de qualidade! Até a próxima!

Produtos Utilizados